O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (30), a situação de emergência em Miranda (MS) e em outros 22 municípios do Acre que estão enfrentando incêndios florestais.
No Pantanal, os incêndios acontecem há mais de três meses, e já destruíram 2,5 milhões de hectares, deixando um rastro de destruição ambiental e a morte de inúmeros animais. Essa área devastada equivale a 16% de todo o território pantaneiro no Brasil.
Para conter o avanço das chamas, mais de 950 profissionais estão mobilizados em operações de combate aos incêndios, segundo o último boletim divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A situação é crítica, e a devastação ameaça a biodiversidade e o equilíbrio ambiental da região.
Com o reconhecimento federal da situação de emergência, as prefeituras das cidades afetadas agora têm a possibilidade de solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.
As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após aprovação, uma portaria é publicada no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado para cada município.
Fonte: G1 MS