Na manhã de ontem terça-feira (05 de novembro), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou do 2º Congresso dos Municípios, em Campo Grande. O evento, organizado pela Assomasul com apoio do Sebrae/MS, reuniu prefeitos, prefeitas e gestores públicos de várias cidades do Estado. O governador destacou o papel importante das prefeitas eleitas – ao todo, são 13 mulheres comandando cidades em Mato Grosso do Sul, número que coloca o Estado no topo do país. “Mato Grosso do Sul se orgulha de ser o Estado que mais elegeu prefeitas no Brasil. Nossa política está mais inclusiva e representativa. Isso é essencial para fortalecer a democracia”, comentou Riedel.
O governador falou sobre o valor de ter mais mulheres na liderança das cidades, reforçando que o governo está pronto para apoiar as prefeitas com tudo o que elas precisarem. Para ele, a presença feminina na política traz novas visões e aproxima a administração pública das pessoas. “Ter lideranças diversas é muito positivo para uma gestão que quer atender bem o seu povo”, afirmou.
MS Ativo: programa para aproximar Estado e municípios
Riedel também falou sobre o MS Ativo, um programa criado pelo governo estadual para ajudar as cidades a enfrentarem seus problemas com mais rapidez e apoio. Com o MS Ativo, o Estado quer estar mais próximo das prefeituras, entendendo as dificuldades de cada cidade e oferecendo suporte nas áreas onde elas mais precisam. “O municipalismo ativo é uma base do nosso governo. O Estado precisa estar perto dos municípios, ouvindo suas necessidades e oferecendo ajuda. Estamos sempre abertos ao diálogo para buscar soluções juntos”, disse o governador.
Riedel defende união do Estado com os municípios e comemora avanço feminino no Congresso
Além de destacar o programa de apoio às cidades, Eduardo Riedel também apresentou sua equipe de secretários. Ele mostrou a importância de cada um deles em garantir que as políticas do governo cheguem até a população. Nome por nome, o governador elogiou seus secretários, como Eduardo Rocha, da Casa Civil, e Hélio Queiroz Daher, da Educação. Segundo ele, essa equipe vai trabalhar junto com as prefeituras para colocar em prática as metas do governo.
Um congresso para fortalecer o futuro das cidades
O 2º Congresso dos Municípios foi um evento de troca de ideias, que mostrou a união entre o governo do Estado e as cidades. A mensagem de Riedel foi otimista: ele acredita que, com união e diálogo, o Estado e os municípios podem enfrentar qualquer desafio e alcançar o desenvolvimento. Ele reforçou que, ao estarem próximos e unidos, Mato Grosso do Sul se tornará cada vez mais forte e mais justo para todos.
gov/ms