O mês de janeiro é marcado por reflexões e planos para o futuro, mas também é o momento ideal para cuidar da saúde mental. Em Rio Negro, a campanha Janeiro Branco, instituída no calendário municipal, reforça a importância de olhar para as emoções, promover o bem-estar e combater o preconceito que ainda cerca os transtornos mentais.
A campanha é pioneira em Mato Grosso do Sul e agora com a nova legislatura terá acréscimo de ações que ampliam a iniciativa para todo o estado. Em âmbito nacional, a saúde mental ganhou ainda mais destaque com a aprovação da Lei Federal nº 14.556/2023, que fortalece a conscientização sobre o tema em todo o Brasil.
“Rio Negro vai se destacar em priorizar ações voltadas à saúde mental. Quem precisa de atendimento pode procurar as Estratégias de Saúde da Família (ESF), que funcionam como porta de entrada para os serviços. Nas ESF, equipes de atenção básica realizam acolhimento, escuta qualificada e orientações iniciais. Quando necessário, os casos são encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferece acompanhamento especializado para transtornos mentais moderados e graves, iremos apoiar todas as ações que venham a apoiar e auxiliar a população em buscar os devidos tratamentos em doenças que podem tranquilamente serem tratadas dentro do SUS”, declara o presidente da Câmara Municipal, Vereador Evaldo Paes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera os índices de ansiedade no mundo, um dado alarmante que reforça a urgência de campanhas como o Janeiro Branco.
“Cuidar da saúde mental é essencial para a qualidade de vida. No primeiro mês do ano, as pessoas estão mais dispostas a refletir sobre suas vidas, o que torna esse momento ideal para ressignificar histórias e buscar equilíbrio emocional”, destaca a campanha federal.
A Câmara Municipal de Rio Negro, irá seguindo promovendo ações para engajar a população. “Iremos preparar uma agenda de ações para apoiar a população em busca da cura dessa doença, e deverá ser divulgada nos próximos dias. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Vereador Evaldo Paes, o tratamento tem 100% de cobertura do SUS, o que significa que toda a população é alcançada pela cobertura da atenção primária de saúde.
A mensagem do Poder Legislativo é clara em seu papel orientador: “saúde mental é prioridade e o cuidado começa com a informação e o acolhimento”. Para mais informações sobre os serviços, procure a Unidade de Saúde mais próxima ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde”, finaliza o Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Rio Negro, Evaldo Paes.
SantaCruzComunicação