O Operário Futebol Clube é o clube de Mato Grosso do Sul melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgado nesta quarta-feira (24). Entre os 235 times listados, o Galo aparece na 93ª posição, com 783 pontos, sendo o único representante do Estado dentro do Top 100.

A pontuação do Operário é resultado da participação na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Em relação ao ranking anterior, o clube avançou 21 posições e superou o Costa Rica Esporte Clube, que caiu na classificação.
O RNC leva em conta o desempenho dos clubes em competições nacionais nos últimos cinco anos, considerando participações no Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. Os resultados mais recentes recebem maior peso, enquanto pontuações anteriores a 2020 são desconsideradas.
No cenário nacional, o Flamengo mantém a liderança do ranking pelo sexto ano consecutivo, com 16.314 pontos, impulsionado pelo título da Série A. O Corinthians, campeão da Copa do Brasil, subiu do quarto lugar e assumiu a vice-liderança, com 14.930 pontos, ultrapassando o Palmeiras, que agora aparece em terceiro, com 13.860.
Completam o Top 5 Atlético Mineiro, com 13.696 pontos, e São Paulo, com 13.556.
Entre os demais representantes sul-mato-grossenses, o Costa Rica EC aparece na 123ª posição, com 456 pontos, após cair 14 colocações por não disputar competições nacionais neste ano.
O Dourados Atlético Clube figura como novidade no ranking. O clube participou pela primeira vez da Copa do Brasil, foi eliminado na fase inicial, somou 125 pontos e ocupa a 198ª colocação.
Também aparecem na lista o Águia Negra, em 217º lugar, com 76 pontos, e o Aquidauanense FC, na 234ª e penúltima posição, com 10 pontos.
Próxima temporada
Na próxima temporada, três clubes de Mato Grosso do Sul disputarão competições nacionais. O Operário, atual campeão estadual, voltará a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O Ivinhema FC, vice-campeão estadual, garantiu vaga na Copa do Brasil e deve retornar ao ranking, mesmo tendo optado por não disputar a Série D.
Já o FC Pantanal participará pela primeira vez da Copa do Brasil e passará a integrar o Ranking Nacional de Clubes da CBF.
fonte:cbf
