Foram abertas nesta noite (3) as porteiras para a 85ª edição da Expogrande, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. O evento que deverá movimentar entre R$ 580 milhões e R$ 600 milhões em negócios, atraindo um público estimado de mais de 120 mil visitantes ao longo de 11 dias de festividades. O evento, que destaca a união entre o campo e a cidade, foi inaugurado com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, e outras autoridades, ressaltando a importância da feira para o setor agropecuário e a cultura de Mato Grosso do Sul.
Em sua fala, o Riedel destacou que toda a diretoria da Acrissul tem feito um grande trabalho para colocar a exposição no cenário nacional. “Independentemente do momento econômico, a Expogrande está sempre presente, sempre lembrando da importância do setor. Temos que ter orgulho de falar que a festa do Estado de Mato Grosso do Sul é uma referência para o Brasil”, explica.

O governador também abordou o legado que a Expogrande deixa, afirmando que não é apenas uma questão de valor; trata-se do sentimento, do orgulho, do estímulo e da percepção do que está acontecendo no Estado. “Muito importante a sustentabilidade e isso está presente de maneira muito integrada em todas as áreas. Aqui teremos suínos, culturas agrícolas, florestas, laranja, amendoim. Tudo o que está acontecendo no Estado está presente na Expogrande”, completou Riedel.

O presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, também destacou a relevância do evento, afirmando: “Estamos iniciando a edição de número 85, mas a importância está em mostrar para a população urbana todo o trabalho que é feito pelo agro”. Ele mencionou que a Expogrande conta com expositores de todo o Brasil e uma programação diversificada, incluindo 20 leilões ao longo do evento. “A expectativa é de uma movimentação na ordem de 580 a 600 milhões de reais”, afirmou Bumlai, que se mostrou otimista em relação ao crescimento da feira em comparação aos anos anteriores.
SULBumlai também ressaltou a presença de instituições financeiras com condições especiais para os participantes da feira, afirmando que no ano passado, o aspecto financeiro foi responsável pela grande movimentação. “Esperamos que possamos realizar realmente bons negócios”.
Além disso, o evento traz inovações que prometem melhorar a experiência dos visitantes. Bumlai destacou que o projeto montado, com a separação da área de shows e do parque de exposições, “funcionou muito bem”. A nova estrutura permitirá que mais pessoas participem das atrações, contribuindo para um público maior dentro do parque de exposições.
“A Expogrande 2023 se consolida, assim, não apenas como um espaço para negócios e leilões, mas como uma verdadeira vitrine cultural e econômica de Mato Grosso do Sul, celebrando a força do agro e a tradição do povo sul-mato-grossense. A expectativa é de que as festividades continuem a atrair e encantar a população, reforçando a importância do agronegócio para a economia do estado”, finaliza.
Durante o evento de abertura foi assinado o termo de cooperação para desenvolvimento da segurança rural primária, uma parceria do Pavilhão Rural para capacitar o produtor e adotar condutas que possam reduzir os crimes.
Confira todos os shows da Expogrande 2025:
3/3 (quinta-feira): Matogrosso e Mathias
4/4 (sexta-feira): Matuê, Teto, Wiu, Brandão
5/4 (sábado): Chitãozinho & Xororó
6/4 (domingo): Jota Quest (show gratuito)
11/4 (sexta-feira): Jorge & Mateus
12/4 (sábado): Hugo & Guilherme, VH & Alexandre
13/4 (domingo): João Haroldo & Betinho, Victor Gregório & Marco Aurélio e Alex & Yvan.(shows gratuitos).
ass.com/ACRIS