Famasul e Aprosoja/MS apresentam desafios da 2ª safra de milho ao governador Eduardo Riedel

Representantes da Famasul e Aprosoja/MS apresentaram ao governador Eduardo Riedel a gravidade da situação da 2ª safra de milho em Mato Grosso do Sul. Dados do Projeto SIGA-MS indicam que a atual safra é a terceira mais baixa dos últimos 10 anos, com uma produção de 9,2 milhões de toneladas, uma queda de quase 35% em relação à safra anterior.

O impacto climático foi significativo, afetando 819 mil hectares no estado. A seca severa, que se estendeu de março a julho, prejudicou o desenvolvimento das plantas durante os períodos críticos de florescimento e enchimento dos grãos. A falta de chuva resultou em espigas pequenas, ausência de grãos e até mesmo plantas sem espigas.

Além de relatar os problemas com a safra de milho, a Famasul e a Aprosoja/MS expressaram preocupações com o plantio da nova safra de soja, que deve começar em setembro. Os produtores enfrentam dificuldades para iniciar o plantio devido às condições climáticas adversas e estão aguardando janelas apropriadas para o trabalho.

O encontro também contou com a presença do diretor-secretário da Famasul, Fabio Caminha, e do superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, que participaram das discussões sobre os desafios atuais e as possíveis soluções para o setor agropecuário.

 

 

famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *