GRIPE AVIÁRIA: MS vai aumentar fiscalização sanitária na fronteira com a Bolívia

Pelo menos seis países da América do Sul tem casos confirmados de gripe aviária, colocando o Brasil em alerta sanitário máximo para a doença. A Federação paulista de agricultura e pecuária emitiu alerta nesta quinta-feira (16) de que um único foco no Brasil seria desastroso, pois pode provocar graves consequências econômicas e sociais.

Diante de tal cenário, o Governo de Mato Grosso do Sul intensificou as ações de vigilância sanitária para manter o Brasil como área livre da Gripe Aviária (Influenza Aviária). Outra medida imediata foi orientar os agricultores familiares sobre a doença e os cuidados que devem ser tomados nas áreas rurais.

Em reunião do Gease-MS (Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas de Mato Grosso do Sul) realizada na manhã desta última quarta-feira (15), na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), foi definido que, além de uma campanha preventiva, será reforçada e intensificada a fiscalização sanitária na região da fronteira do Estado com a Bolívia.

As ações preventivas começaram nesta semana nos assentamentos de Corumbá e Ladário em ação conjunta da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com a Iagro (Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal).

Ações para as próximas semanas

Na terça-feira (14), coordenadores locais da Agraer e Iagro se reuniram com os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS) de Corumbá, que integra representantes de pescadores, ribeirinhos, quilombolas e agricultores tradicionais do Pantanal.

No decorrer da semana, a campanha preventiva também foi levada aos moradores dos assentamentos que estão na área de fronteira com a Bolívia: o assentamento 72, em Ladário; o Tamarineiro (I e II) e o Paiolzinho, em Corumbá. Na próxima semana a equipe prevê uma reunião no assentamento São Gabriel, às margens da BR 262, em Corumbá.

Os fiscais da Iagro e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) já intensificaram a vigilância e fiscalização na região da fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia. A ação ocorre no Posto Esdras e no Buraco das Piranhas (Base da PMA), com vistorias em todos os veículos, conforme o protocolo do Mapa e o repasse de orientações às pessoas sobre a gripe aviária e o que pode ser feito para evitar a disseminação da doença.

 

semadesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *