Mato Grosso do Sul atingiu um marco nas eleições municipais de 2024. Foram 12 mulheres eleitas como prefeitas no 1° turno e 20 vice-prefeitas de cidades do Estado. Nas eleições anteriores, foram apenas 5 prefeitas e 13 vices eleitas em Mato Grosso do Sul.
O aumento acompanha a tendência nacional de maior participação feminina na política. E o número de prefeitas ainda vai aumentar, visto que Campo Grande terá uma prefeita. Pela primeira vez na história, duas mulheres – Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) – vão ao segundo turno na Capital.
Mato Grosso do Sul tem 12 prefeitas eleitas no primeiro turno, sendo cinco candidatas eleitas pelo PSDB, três pelo MDB, duas pelo Progressistas, uma pelo Partido Liberal e uma pelo PSD.
Já entre as vice-prefeitas, são seis eleitasdo Progressistas, quatro do PSDB, duas do Republicanos, duas do MDB, duas do PL, duas do Podemos e uma do União. Das cidades com mulheres na liderança, três têm presença feminina como prefeita e vice, sendo Aral Moreira, Caarapó e Eldorado.
Moradores de Jateí, terão uma gestão feminina a partir de 2025. Além da prefeita Cileide Cabral (PSDB), os eleitores elegeram cinco mulheres na Câmara de Vereadores das nove cadeiras.
O município teve 33 candidatos a vereador e 4.021 votos na eleição deste domingo (6), sendo 3.970 válidos, 22 nulos e 29 em branco. As vereadoras são Rose Mônica (PP), Suzi Manfré (PSDB), Antonia Lacerda (PSDB), Andreia da Farmácia (União) e Fisioterapeuta Laura Medeiros (PL).
fonte: TRE/ms