A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) marcou presença no lançamento da pedra fundamental da fábrica de celulose da Arauco, realizado no município de Inocência. Representando a instituição, o vice-presidente Crosara Júnior acompanhou o evento, que contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e do governador Eduardo Riedel.
A nova unidade da Arauco — uma das maiores empresas do setor florestal do mundo — representa o maior projeto de celulose do planeta implantado em uma única fase, e será instalada em uma área de 3.500 hectares, a cerca de 50 km da cidade de Inocência. A previsão é de que a fábrica comece a operar em 2027, com capacidade de produção anual de 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto.
Empregos e impacto para toda a região
Com investimento estimado em US$ 4,6 bilhões, o Projeto Sucuriú já emprega cerca de 4.800 trabalhadores — 2.800 no canteiro de obras e 2.000 na área florestal. No pico da construção, esse número pode chegar a 14 mil pessoas. Após o início da operação, a estimativa é de geração de 6 mil empregos diretos e indiretos, movimentando fortemente os setores industrial, logístico e florestal.
O prefeito de Inocência, Antonio Ângelo Garcia dos Santos, celebrou o início das obras e destacou a mudança que o projeto trará para o município.
“Vamos transformar o futuro de Inocência em uma cidade próspera, com trabalho e renda, em especial para os nossos jovens”, afirmou.
A cidade, que tem atualmente cerca de 8.400 habitantes, poderá ver sua população saltar para até 32 mil pessoas durante a fase de construção, se estabilizando entre 18 mil e 22 mil habitantes após a entrega da fábrica.
Destaques do evento
Durante a cerimônia, o presidente em exercício Geraldo Alckmin destacou a importância da indústria para o Brasil.
“Indústria agrega valor, gera emprego e está na vanguarda da inovação. A chegada da Arauco é uma grande conquista para Inocência, para o Estado e para o país”, disse Alckmin.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também falou sobre o impacto positivo da exportação de celulose para a balança comercial brasileira e o combate à inflação.
O governador Eduardo Riedel reforçou a necessidade de investir em qualificação profissional, citando a construção de uma nova unidade da Escola Sesi em Inocência como parte da preparação para o novo ciclo de desenvolvimento.
“Temos que trabalhar a educação para garantir que essa geração tenha acesso às oportunidades que estão surgindo”, declarou Riedel.
Arauco vê Brasil como mercado estratégico
O CEO da Arauco no Brasil, Carlos Altimiras, afirmou que o investimento é um marco para a companhia, que escolheu o Brasil por sua competitividade e potencial de negócios no setor florestal.
“Começamos a planejar esse projeto em 2022. Fazer uma fábrica no Brasil é um grande passo para nós”, afirmou.
fonte: FIEMS