A Operação Apagar das Luzes, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), tem três empresas como alvo na investigação sobre superfaturamento de R$ 62 milhões em contratos de iluminação pública de Campo Grande.
Além da Construtora B&C (CNPJ: 04.610.413/0001-49), também é investigada a Construtora JLC (CNPJ: 02.326.573/0001-35). Elas têm contratos ativos com o Município e já prestam serviços há anos.
Após o Gaeco e o Gecoc cumprirem mandados na sede da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), o secretário Marcelo Miglioli esclareceu à imprensa que a investigação se restringe ao setor de iluminação pública.
“São três empresas que atendem às sete regiões urbanas de Campo Grande, e que prestam serviço de reparo de braço de luminária, troca de relê e troca de lâmpada. Isso é uma investigação, não uma condenação”, afirmou.
Dessa forma, a Sisep não tomará medidas contra as empresas até que as investigações tragam provas mais robustas.
Operação apura superfaturamento em contratos de iluminação de Campo Grande
Em 19 de dezembro de 2025, o Gecoc/MPMS (Grupo Especial de Combate à Corrupção, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), com apoio do Gaeco (Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado), deflagrou a Operação Apagar da Luzes, contra um esquema de fraudes a licitações de iluminação pública em Campo Grande.
Foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão em Campo Grande e em Balneário Piçarras (SC). O Gaeco de Santa Catarina também colaborou na ação.
As investigações apontaram fraudes constantes em licitações e em contratos para o serviço de manutenção do sistema de iluminação pública de Campo Grande, sendo identificado um superfaturamento superior a R$ 62 milhões.
Levantamentos também trouxeram à tona o envolvimento das empresas contratadas com servidores públicos da Capital. A investigação atinge contratos em vigência, firmados em 2024 e que foram reajustados.
mdx
