Câmara Municipal de Rio Negro alerta população para cuidados com a Dengue

A Câmara Municipal de Rio Negro, irá liderar uma grande campanha educativa, tendo como objetivo, chamar a atenção da população quanto a prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya.

Conforme o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Evaldo Paes salienta, com a volta do período chuvoso as arboviroses se tornam uma preocupação, em especial a Dengue. “Nós temos uma alta incidência da Dengue e isto nos preocupa. Isto quer dizer, que a gente não pode baixar a guarda, nós precisamos cuidar da nossa casa, dos nossos terrenos, precisamos do apoio e do comprometimento de toda a população. A Dengue assim como as outras doenças, a Zika, Chikungunya são doenças sérias e a gente precisa ficar atentos”

Para Evaldo Paes, o Legislativo irá iniciar essa campanha em Dezembro, com foco principalmente, na conscientização e pedindo apoio da população para que ajude neste combate. ” Os cuidados todos nós sabemos quais são, não deixe quintais, casas, sujo ou com água parada em reservatórios de plantas e calhas. Cerca de 80% dos focos estão nas casas, por isso, é preciso reservar um tempo de 15 minutos para cuidar da sua própria casa, da casa do vizinho, pois todos podem ser atingidos por essa doença, que se não tratada com seriedade e em tempo hábil, pode ser fatal”.

Arboviroses

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, ” é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras, com a união de todos, Rio Negro vai vencer essa batalha”, alerta Evaldo Paes.

 

 

 

 

cmrn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *