No máximo às 19h deste domingo, 6 de outubro, eleitores das 79 cidades sul-mato-grossenses saberá quem são os vereadores que representarão os interesses do povo no Legislativo municipal e conhecerá que governará os municípios as partir de 2025.
A previsão da Justiça Eleitoral é que a apuração dos votos seja concluída em até três horas após o enceramento da votação, que vai até às 16h. O juiz auxiliar da vice-presidência da Justiça Olivar Augusto Roberti Coneglian, é mais otimista: acredita que em duas horas, todas as urnas estarão apuradas. Ou seja, até às 18h (no horário de Mato Groso do Sul), no mais tardar às 19h, o eleitor conhecerá os nomes dos vereadores e prefeitos eleitos.
A única cidade que pode ficar de fora é Campo Grande, que possivelmente só saberá quem estará no comando em 2025 no dia 27 de outubro, quando ocorre o 2º turno.
Segundo o órgão, a apuração deverá demorar cerca de três horas, já que em Mato Grosso do Sul, o horário de votação será das 7h às 16h.
Para ir às urnas eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores, os eleitores devem consultar antecipadamente seu local de votação. A consultar pode ser feita pelo aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para download ou pelo site do TRE.
É importante lembrar que, no dia da eleição, os votantes devem levar um documento oficial com foto ao local de votação. Para quem já possui o cadastro biométrico do título de eleitor, é possível apresentar apenas o e-Título na hora de votar.
Este ano a votação é para dois candidatos e para não errar deve estar atento à ordem nas urnas. O primeiro número a ser digitado será o do candidato a vereador, composto por cinco dígitos: os dois primeiros correspondem ao partido e os três seguintes identificam o próprio candidato.
cgnw