Em uma agenda recente na capital federal, representantes de São Gabriel do Oeste, entre eles o prefeito e vice-prefeito eleitos, Leocir Montagna e Rogério Rohr, acompanhados de vereadores eleitos, se reuniram com autoridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
O encontro teve como objetivo buscar informações e recursos para fortalecer a agricultura familiar no município, com foco no aumento da produção local.
De acordo com Rogério Rohr, a nova gestão municipal quer fomentar a produção agrícola, especialmente no setor da agricultura familiar, considerando que São Gabriel do Oeste possui um grande potencial para suprir parte de sua demanda alimentar internamente. “O município pode comprar 30% do que consome, seja para abastecer escolas da rede pública ou para ofertar alimentos na merenda escolar. A ideia é incentivar a produção local e fortalecer os pequenos produtores”, afirmou o vice-prefeito eleito.
Além das questões voltadas à agricultura, a comitiva de São Gabriel do Oeste também discutiu a implementação de projetos habitacionais rurais.
A construção de novas moradias para a população residente no distrito do Areado e nos assentamentos Itaqui, Patativa e Ponte Vermelha foi um dos temas centrais da visita. “Queremos buscar recursos para a construção de habitação, melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida das pessoas que moram nessas regiões”, destacou.
Outro ponto importante abordado pelo grupo foi a necessidade de recursos para a perfuração de poços artesianos nos assentamentos.
O objetivo é garantir o abastecimento de água para as comunidades do Itaqui e Patativa, regiões que, segundo o vice-prefeito eleito, enfrentam desafios quanto ao acesso a água potável. “Estamos em busca de recursos para perfuração de poços, para que possamos atender melhor a população que mora nesses assentamentos e garantir um fornecimento regular de água”, ressaltou.
Pedido semelhante também foi entregue ao deputado federal, Vander Loubet.
Agenda no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Foto: Divulgação / Assessoria