PSDB/MS alcança 40 prefeitos e se fortalece para eleições municipais de 2024

Os prefeitos Fábio Florença de Miranda, Rogério Torquetti de Tacuru e Lídio Ledesma de Iguatemi, se filiaram ao PSDB na última semana, durante atos partidários. Atualmente, o ninho conta com diretório nos 79 municípios, 40 prefeitos, 15 vice-prefeitos, 243 vereadores, 6 deputados estaduais, 3 deputados federais, além do governador tucano, Eduardo Riedel.

“É com muito orgulho que recebemos a filiação dos prefeitos Fábio, Dr. Lídio e do Rogério para o nosso ninho. Com a vinda deles, nosso partido chega a 40 prefeitos. É importante falar que estamos crescendo, mas sempre caminhando com nossos aliados porque ninguém faz nada sozinho”, afirma o presidente do diretório estadual, Reinaldo Azambuja.

Histórico
Fundado com uma comissão provisória em 18/05/1989, o PSDB de Mato Grosso do Sul iniciou sua história de forma tímida com seu presidente, o então deputado federal Saulo Queiroz.

No dia 17 de outubro de 1994, o ninho realiza sua primeira Convenção estadual e o então ex-prefeito de Campo Grande e futuro senador do Estado, Ludio Martins Coelho, se torna o presidente da sigla e, com sua visão de expansão inicia o fortalecimento do PSDB no Estado. Entre as filiações, a vinda do então futuro prefeito de Maracaju, Reinaldo Azambuja.

Em 2000, Marisa Serrano se torna a primeira mulher a assumir a presidência e fortalece os secretariados e investe nos cursos, através do Instituto Teotônio Vilela (ITV). Sua gestão vai até 2004. Em seguida, Waldir Neves assume até 2007.

Já eleito deputado federal, Reinaldo Azambuja assume a presidência estadual do partido pela primeira vez e intensifica o fortalecimento da sigla no interior do Estado com a vinda de lideranças importantes da época. Sua gestão vai até 2013, dois anos depois, em 2015, Reinaldo Azambuja se torna o primeiro governador eleito pelo PSDB de Mato Grosso do Sul. Márcio Fernandes se tornou presidente de 2013 e permanece até 2017

Em novembro daquele ano, o então deputado estadual Beto Pereira assume a cadeira, e dá continuidade ao fortalecimento do ninho sul-mato-grossense. Em sua gestão, houve a filiação e a eleição maciça de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, fazendo do partido o maior no Estado em lideranças eleitas.

Como primeiro presidente sem mandato da história do partido, o secretário da Casa Civil do governo Reinaldo Azambuja, o articular político, Sérgio de Paula, toma a frente em 2019, e trabalha arduamente na campanha de 2020 para eleger o maior número de prefeitos tucanos no Estado. O partido conseguiu seu objetivo e se tornou o maior ninho do país em representatividade ele eleita.

Se tornando o décimo presidente a ter mandato, o então governador Reinaldo Azambuja, assume o partido pela segunda vez em julho de 2022, e juntamente com todo o ninho realiza um marco importante na história do PSDB-MS, elegendo pela primeira vez nos 46 anos de história do Estado Mato Grosso do Sul um sucessor partidário, com a eleição de Eduardo Riedel.

 

 

 

psdb/ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *