APAE de São Gabiel do Oeste inaugura Sala Sensorial com tecnologia avançada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Gabriel do Oeste inaugurou, na última quinta-feira (31), uma Sala Sensorial Multidisciplinar no Centro de Atendimento em Saúde (CAS). A nova sala, equipada com tecnologia avançada para terapia sensorial, proporcionará um ambiente mais acolhedor e interativo para atender alunos com autismo e outras neurodiversidades, buscando promover sensações, emoções e sentimentos que auxiliem na interação e desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Jeferson Tomazoni, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, a vereadora Kalícia de Brito, o vereador Edson Tozetto, além do secretário de Assistência Social, Juciley Magalhães, e a presidente da Fundação de Saúde (Funsaude), Clarice Maria Scariot. O presidente da Apae, Cezar Stuani e a diretora, Claise Kleemann, também acompanharam o evento e expressaram seus agradecimentos pela conquista.

Claise Kleemann celebrou a inauguração, destacando o impacto positivo que a Sala Sensorial trará ao tratamento individualizado dos alunos: “É um sonho, tem muitos recursos, é algo que vai ajudar muito na terapia individual. Para nós, temos uma pontinha de orgulho, no MS essa é a primeira sala, estamos saindo na frente de novo. Essas emendas impositivas são muito abençoadas e muito obrigada por ter chegado até nós”, agradeceu aos vereadores e à Prefeitura Municipal.

A sala foi viabilizada por meio de emendas impositivas da vereadora Kalícia de Brito e do vereador Fábio Miranda, que também enfatizaram a importância da iniciativa e a realização de um sonho para a instituição.

Estrutura e Funcionalidade da Sala Sensorial

Desenvolvida para atender alunos com transtornos do neurodesenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, a sala foi projetada como um ambiente de estimulação avançada. Além de instrumentalizar e integrar diferentes terapias, a estrutura permite que as atividades sejam adaptadas em tempo real para atender às necessidades específicas de cada paciente, por meio de equipamentos e recursos tecnológicos programáveis.

A nova instalação conta com treinos, atividades e jogos interativos que estimulam o desenvolvimento sensorial e promovem habilidades cognitivas e motoras. O ambiente é adaptável e interativo, respondendo à programação dos terapeutas para oferecer uma quantidade de estímulos ajustável, permitindo um acompanhamento clínico personalizado e mensurável.

Para a diretora Claise, a inauguração representa mais uma bênção e reforça a importância das parcerias institucionais que possibilitaram a concretização do projeto: “Deus tem nos abençoado muito e só temos que agradecer muito as parcerias que nós temos.”

A nova Sala Sensorial da Apae promete ser uma ferramenta inovadora para melhorar a qualidade dos tratamentos oferecidos no CAS, beneficiando os alunos e fortalecendo a atuação das equipes de saúde e educação de São Gabriel do Oeste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

idest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *