O Cartório da 40ª Zona Eleitoral, em São Gabriel do Oeste, deu início nesta quarta-feira (25) ao processo de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais de 2024. O procedimento, que é fundamental para garantir a segurança do pleito, deve ser concluído até a próxima sexta-feira (27), com a preparação de todas as 133 urnas, incluindo as de votação e as de contingência.
São atendidos pelo Cartório da 40ª Zona Eleitoral os municípios de São Gabriel do Oeste, Rio Negro e Corguinho. Ao todo, 70 urnas de votação estão sendo preparadas para São Gabriel do Oeste, 16 para Rio Negro e 17 para Corguinho.
Liderando o processo de carga e lacre, a chefe do cartório, Lisiane Kelli Felix de Almeida, ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado, destacando o compromisso da equipe em garantir a segurança e transparência durante todas as etapas do processo eleitoral.
Procedimento técnico e segurança
O processo de carga das urnas consiste em inserir no equipamento as mídias oficiais, previamente preparadas na Cerimônia de Geração de Mídias. Essas mídias contêm os programas e sistemas aprovados para o funcionamento das urnas, além dos dados de eleitores e candidatos, como número, nome, partido ou coligação e foto. Além disso, as mídias de resultado, que armazenarão os votos computados durante a votação, também são inseridas nas urnas.
Juíza e promotora acompanharam os testes das urnas. Fotos: do Idest
Após a inserção dos dados, o funcionamento das urnas é rigorosamente conferido. Quando tudo está em pleno funcionamento, as urnas recebem lacres de segurança, garantindo a integridade do equipamento até o dia da eleição.
De acordo com a Juíza Eleitoral da 40ª Zona Eleitoral, Samantha Ferreira Barione, o trabalho realizado é essencial para garantir a transparência e segurança das eleições. “O que fazemos aqui é de extrema importância para concretizar as eleições de maneira segura e transmitir essa segurança aos eleitores, porque isso é fundamental”, afirmou a magistrada.
A Promotora de Justiça Isabelle dos Santos Rizzo também acompanhou o procedimento.
fonte/fotos: IDEST