Com início da Piracema, pesca está proibida nos rios do MS

A piracema, o período de reprodução dos peixes, começou em Mato Grosso do Sul neste domingo (5), marcando o início da proibição da pesca nos rios do estado. Ontem, sábado, 4 de novembro, a pesca estava liberada, mas a partir deste domingo, ela está proibida em todos os rios que cortam o território sul-mato-grossense. Essa proibição, que abrange todo e qualquer tipo de pesca, estende-se até 28 de fevereiro de 2024.

A piracema tem como objetivo permitir que os peixes completem seu ciclo de reprodução sem interferência da atividade humana. Durante esse período, os peixes migram rio acima para desovar, e é fundamental evitar a pesca predatória e ilegal para garantir a preservação das espécies.

No entanto, é importante mencionar que a pesca continuará sendo permitida para ribeirinhos, desde que seja para consumo próprio e imediato, não permitindo o estoque de peixes. Essa medida visa garantir que as comunidades locais tenham acesso à alimentação durante a piracema, sem prejudicar o processo de reprodução dos peixes.

A fiscalização será rigorosa, e aqueles que desrespeitarem a proibição enfrentarão multas, autuações e até mesmo a condução até uma Delegacia de Polícia.

Além da proibição da pesca, locais que comercializam pescados, como peixarias, mercados, hotéis, pousadas e restaurantes, têm até terça-feira (7) para declarar a quantidade de produtos em estoque. A falta de declaração resultará na apreensão dos pescados, e o comércio estará sujeito a multas.

 

 

fonte: PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *