Polícia Militar Ambiental intensifica fiscalização nos rios de MS

Agentes da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul começam nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa.

O objetivo é reforçar a fiscalização nos rios do Estado durante o feriado prolongado, um período em que a tradição do consumo de peixe e o aumento da atividade pesqueira elevam os riscos de pesca predatória. A operação, que segue até o dia 31 de março, contará com a mobilização de 186 policiais ambientais em 15 Subunidades da Bacia do Paraguai.

A estratégia inclui patrulhamentos fluviais e terrestres, além de bloqueios policiais em pontos estratégicos para prevenir infrações e promover a conscientização sobre a legislação ambiental. Uma das principais metas é a remoção de petrechos ilegais, conhecidos pelo seu alto potencial deprecativo aos cardumes, como redes de pesca, espinhéis e anzóis de galho.

Operação nos rios de MS – (Foto: Divulgação)

Além da pesca, a operação abrange a fiscalização de outros crimes ambientais, como desmatamentos, exploração ilegal de madeira, incêndios, atividades de carvoarias ilegais, transporte de carvão e produtos florestais, caça, poluição e transporte de produtos perigosos. Ações contra crimes não ambientais, como tráfico de drogas, contrabando, descaminho, furto e roubo de veículos, porte e posse ilegal de arma, também estarão no foco da operação.

Durante a Semana Santa, é essencial que os consumidores adquiram pescado apenas de fontes autorizadas, exigindo sempre a nota fiscal para garantir a procedência do produto e evitar complicações legais.

fonte: PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *